Pesquisar este blog

8 de fevereiro de 2008

História e introdução ao Jazz (parte 3)

Início

No fim do século XIX, em New Orleans e simultaneamente em varias cidades do sul dos Estados Unidos, jovens músicos começam a tocar uma nova espécie de musica de dança sincopada; As melodias eram as mesmas (muitas vezes de influência Européia), porém tinham um ritmo novo, mais excitante e de uma expressão melódica nova. Já havia o Ragtime, uma reestruturação rítmica (sincopada) de melodias de canções populares (desenvolvida basicamente por pianistas), e os Blues, uma música vocal muito expressiva que surgiu do canto dos trabalhadores negros do Sul dos USA (work songs), e dos spirituals, cantos religiosos e as vezes de “protesto” praticado pelos mesmos.
Olhando de fora vê se que o Jazz é uma mistura (as vezes difícil) entre a musica social da comunidade negra e a música popular dos brancos. Algumas vezes valorizando o ritmo e o swing da música negra, outras o desenvolvimento harmônico e a emotividade da música popular branca.
Os negros já haviam atingindo um alto nível de desenvolvimento na música vocal; Porem a música instrumental ficara pra trás, provavelmente por não terem tido a oportunidade de aprender instrumentos antes do fim da guerra civil (1861 e 1865).
O novo estilo parece ter se tornado popular em varias cidades ao mesmo tempo. Mais teve como capital (nesta primeira fase) a cidade de New Orleans no estado da Louisiana.
Através da sua curta historia pelo decorrer do século XX, o Jazz passou de um estilo a outro, absorvendo influências e as vezes aderindo a modismos. É incrível como essa música se modificou tão profundamente durante um período tão curto.
Para poder entender melhor sua origem, temos que ir um pouco mais fundo no que diz respeito as suas origens e tentar entender o "clima" que reinava na época. Veremos nos próximos artigos um pouco sobre os gêneros que influenciarão e que com o tempo deram origem ao que veio a se chamar Jazz.

tiagotoxa@ig.com.br e também no Orkut!


Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Share on :

2 comentários/comente ...:

Filipe disse...

Erro de digitação. Século XIX, irmão, não XIV.

abs

Tiago Toxa disse...

Valeu pela atenção Filipe!

Correção feita!

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all