Pesquisar este blog

19 de fevereiro de 2008

História e introdução ao Jazz (parte 5)

Influências - O Ragtime

Por volta de 1906 surge uma nova musica instrumental para piano, chamada Ragtime. O nome teve origem nas palavras ragged time, algo como "tempo destruído". Era uma reestruturação rítmica (sincopada) da melodia de canções populares no centro oeste americano mais inda com forte influência da música européia. Começou com um pequeno grupo de músicos que tocavam nos cabarés de St. Louis (Estado do Missouri) no final do século XIX. Além de Saint Louis os centros mais citados na evolução do Ragtime são, a cidade de Sedalia, também no Missouri, New Orleans no estado da Luisiana e mais tarde New York (sobretudo o Harlem).Na sua faze mais popular que foi de 1896 a 1917 havia punhados de excelentes pianistas, mais o maior nome era Scott Joplin. Até os outros bons compositores eram homens com os quais Scott Joplin tinha convivido em St Louis; Mesmo os dois compositores de maior sucesso alem de Joplin, James Scott e Joseph Lamb foram seus alunos. O primeiro sucesso de Scott Joplin, Maple Leaf Rag, vendeu milhões de copias (copias escritas) e é referência do gênero até hoje.O Ragtime era uma música do povo; Uma musica para dançar, exuberante e alegre; Seguiam uma estrutura formal bem rígida. Melodia A, Melodia B, Repeição da A, em seguida um tema C (salve exeções). Seus compositores a encaravam como uma forma de música séria, porém o grande público a via com uma música de dança simples geralmente tocada numa atmosfera geral de entusiasmo e barulho. Uma coisa é certa: A popularidade do Ragtime mais do qualquer outra coisa ajudou para difundir o interesse dos brancos pelos músicos negos no começo do século XX. A combinação do Ragtime e do Blues foram a mistura que faltava pra homens como jelly Roll Morton e Luis Armstrong dessem origem ao som que ouvimos, amamos e estudamos hoje.

Na prócima semana colocaremos na mesa alguns aspectos socio-econômicos que foram importes no dezenvolvimento do Jazz. Até lá!

tiagotoxa@ig.com.br e TiagoToxa também no Orkut!

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Share on :

1 comentários/comente ...:

Anônimo disse...

Meu amigo...sua iniciativa é primorosa, mas pelo amor dos bons e velhos espíritos guardiões da música negra: FAÇA UMA REVISÃO ORTOGRÁFICA E SINTÁTICA NESSES ARTIGOS!!!

O público visitante agradece e prestigia esta nobre causa!

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all