Pesquisar este blog

22 de maio de 2008

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2008


Mauro Senise, saxofonista. Foto: Cezar Fernandes

Primeiro dia

Ontem, teve início a 6ª edição do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Numa noite de clima agradável, o público compareceu em cheio para prestigiar os artistas que se apresentaram no primeiro dia de Festival.

Um fator que chamou a atenção e satisfez a todos os presentes, foi a organização e seriedade dos envolvidos na produção do evento. Para o visitante, o festival conta com diversas opções de alimentação, lojas, sala de exposição, além de uma brigada de incêndio e toda infra-estrutura médica pronta para atuar em caso de alguma emergência.

COMENTE ESTA POSTAGEM - AVALIE ESTA NOTÍCIA

Os artistas elogiaram muito a estrutura do festival. “É um prazer tocar aqui em Rio das Ostras, num dos maiores festivais de Jazz & Blues do mundo”, disse Robson Fernandes, durante a sua apresentação na noite de ontem. Para o flautista e Saxofonista Mauro Senise, a produção do evento está de parabéns. “As condições de iluminação e som são perfeitas”, afirmou Mauro Senise, segunda atração da noite. Sem dúvida, o festival de Rio das Ostras é um exemplo para o país, por sua organização e respeito às pessoas envolvidas, seja artista ou espectador. A marca do subdesenvolvimento passa longe daqui, mostrando que é possível fazer um evento de graça, democrático, sem que haja atrasos ou falhas no som. As pessoas envolvidas na organização (imprensa, patrocinadores, técnicos...) sabem da responsabilidade de fazer deste festival, uma referência. Walter Isaac, da V&M Siderurgia (patrocinador do evento), falou da oportunidade de levar a sua empresa ao festival: “É muito importante patrocinar um evento como o de Rio das Ostras. Incentivo à cultura faz parte da política da empresa, além de ser uma oportunidade de mostrar e aproximar o público da nossa marca”.

Hoje, começam os shows na Lagoa do Iriry e Praia da Tartaruga, com shows de Russel Malone (Iriry) e da cantora Taryn (Tartaruga). Na cidade do Jazz & Blues, em Costa Azul, terá Delicatessen, Regina Carter, Blues Etílicos, Will Calhoun's Native Land Experience.

Shows da noite de ontem:

Orquestra Kuarup

A Orquestra Kuarup de Rio das Ostras, regida pelo maestro Nando Carneiro, fez o show de abertura do festival. A Orquestra é uma iniciativa da Fundação Rio das Ostras de Cultura, que ensina música para crianças e adolescentes da região. Apesar da pouca idade da maioria dos componentes, a orquestra fez um show com muita maturidade e autoridade, fazendo uma linda homenagem aos 50 anos da bossa nova. O baterista Átila Roger, de apenas 15 anos, comentou a responsabilidade de dividir o mesmo espaço com grandes estrelas da música: “É uma grande oportunidade de crescimento dividir o espaço com grandes nomes da música, um grande incentivo para a minha carreira". O show ainda contou com as participações de David Ganc e Mário Séve, nos saxes e flautas, para delírio da platéia que estava chegando para curtir o festival.

Plataforma C

O grupo Plataforma C é formado por alguns integrantes da V&M Siderurgia (patrocinador do evento). No Repertório, o grupo se mostrou versátil, tocando clássicos do Cool ao Hard Bop, como Take Five (Dave Brubeck), Cantaloupe Island (Herbie Hancock), além de sandards americanos, como Summertime (Gershwin). O grupo surpreendeu a platéia com a excelente performance de Trem Caipira (Heitor Villa-Lobos), emocionando o público do festival.

Mauro Senise

O flautista e saxofonista Mauro Senise era uma das atrações mais esperadas da noite. Com o repertório do seu último trabalho, Casa Forte, Mauro encantou o público tocando o repertório de Edu Lobo, além de clássicos do saxofonista Phil Woods e do pianista Thelonious Monk. Com todo seu lirismo, seriedade e sentimento, Senise provou porque há 37 anos é um dos nomes mais importantes da nossa música instrumental.

Robson Fernandes

O novo colaborador do blog e repórter da revista Guitar Player, Ricardo Vital, comentou o último show:

A noite fechou com chave de ouro, numa das performances mais vigorosas, com visível empolgação do público presente, que abandonou a formalidade das cadeiras e se levantou e dançou, ao som de blues enérgicos numa apresentação eletrizante.

Até amanhã.

http://www.riodasostrasjazzeblues.com/pt/index.php

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?


Share on :

0 comentários/comente ...:

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all