Pesquisar este blog

23 de maio de 2008

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival 2008


Regina Carter, violinista. Foto: Cezar Fernandes


Segundo dia

No feriado de Corpus Christi, segundo dia de festival, começaram os shows nos palcos alternativos da Lagoa do Iriry e Praia da Tartaruga. Num clima de muita descontração e alegria, diante de cenários e paisagens de extrema beleza, o público prestigiou as performances do guitarrista Russel Malone (Iriry) e da cantora Taryn Szpilman (Tartaruga).

A estrutura dos palcos alternativos foi muito elogiada pelo púbico presente que, além de curtir shows de primeiríssima qualidade, ainda pôde conversar e tirar fotografias com os artistas ao final das apresentações. O espectador Alex Knupp comentou sobre a qualidade do evento: “Estou hiper-feliz. Muita música boa. A gente prestigia muito a estrutura. A qualidade do som estava fantástica, todo mundo elogiou. Quando a Orquestra Kuarup tocou, parecia que estávamos dentro do teatro”.

COMENTE ESTA POSTAGEM - AVALIE ESTA NOTÍCIA

Mais tarde, já na cidade do Jazz & Blues, em Costa Azul, show de Regina Carter. A primeira atração da noite foi a mais aclamada pelo público por sua surpreendente performance, marcada pela transição entre a música clássica e de vanguarda. A noite ainda contou com a bossa e o jazz de Delicatessen, o blues dos Blues Etílicos e, finalizando a noite, Will Calhoun surpreendeu com sua música celebral e imprevisível, cheia de experimentos inusitados.

Shows da noite de ontem:

Regina Carter

A violinista Regina Carter, um dos nomes mais importantes do atual cenário jazzístico mundial, hipnotizou a platéia com sua atuação virtuosa. Tocando o repertório do seu último cd, I'll Be Seeing You: A Sentimental Journey, de 2006, a violinista transitava facilmente entre o Mainstream, Post-Bop e Free Jazz. Com calorosos aplausos, o público interagia com a performance da violinista, surpreendido com sua capacidade de improvisar músicas brasileiras em seu repertório, como Tico-Tico no Fubá (Zequinha de Abreu). Regina finalizou o show com dois clássicos: Winter Wonderland (Felix Bernard) e Georgia on My Mind (Stuart Gorrell e Hoagy Carmichael). Vai deixar muitas saudades no povo de Rio das Ostras.

Delicatessen

Ana Kruger, em sua apresentação intimista, trouxe para o festival Rio das Ostras Jazz e Blues o estilo cool das cantoras de jazz dos anos 50, acompanhada pela sonoridade da bossa nova muito bem executada por um seleto grupo de instrumentistas. Formada por músicos do sul do país, Delicatessen resgatou em notas dissonantes a leveza musical em uma fusão muito elaborada dentro de seu repertório. A segunda apresentação da noite no palco Costa Azul foi marcada pelo refinamento e o saudosismo da época do jazz nos rádios.

Blues Etílicos

Misturando blues e rock, Blues Etílicos mostrou o repertório que fez deles um dos grupos mais importantes de blues do país. O público participou ativamente do show, impressionado com a técnica e a originalidade do grupo. Além do blues, o show incluiu vinhetas de ritmos brasileiros, como baião e capoeira, nas suas baladas norte-americanas.

Will Calhoun's Native Land Experience

Will Calhoun, lendário baterista do Living Colour, era uma das atrações mais esperadas do festival. O músico não deixou a desejar, mostrando um repertório baseado no seu último cd, Native Lands. A atmosfera celebral e energética, cheia de experimentos inusitados, surpreendeu o público. Passeando entre o post-bop, funk e rock, o baterista inovou em um show colorido e imprevisível.

http://www.riodasostrasjazzeblues.com/pt/index.php

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?


Share on :

2 comentários/comente ...:

Nanda Melonio disse...

Tua cobertura está excelente, parabéns!!! Espero poder ir pro festival ano que vem.

Mil beijos!

Anônimo disse...

Fui, neste feriado prolongado, dia 23 de maio, ao show SENSACIONAL de Regina Carter com a Jazz Sinfônica no auditório do Ibirapuera (São Paulo). Espero um dia ir ao Festival Rio das Ostras.

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all