Pesquisar este blog

24 de junho de 2008

Podcast Farofa Moderna no Blog Jazzman!

F
a
r
o
f
a

M
o
d
e
r
n
a



Queridos colegas e apreciadores do Blog Jazzman! Desde janeiro desse ano de 2008 venho com essa prática que já pode ser considerada, de certo modo, uma febre na internet, ou seja, falo do Podcast, uma espécie de programa de rádio caseiro que pode ser baixado e ouvido a qualquer momento. O primeiro programa que eu editei foi em caráter experimental e fala das várias facetas de Wynton Marsalis, um músico o qual é considerado o principal jazzista do final do século XX: aquele que foi responsável pelo Renascimento do Jazz a partir do inicio dos anos 80. Pois bem: acabei seguindo com outros programas sobre a relação do jazz com a música erudita do século XX, os maiores saxofonistas da atualidade, as novas bandas e músicos de nossa Música Instrumental Brasileira, o Blues, as grandes vozes da MPB, os maiores pianistas do Jazz atual e, agora mais recentemente, estou pra encerrar a série sobre A música de Wynton Marsalis e começar outras séries como Os Maiores Combos do Jazz que é o tema do mais recente programa. Enfim quero dizer que pra quem tem dificuldades de ouvir um bom programa de rádio com programas comentados sobre jazz e música instrumental eis aqui uma modesta proposta: o Podcast Farofa Moderna.

Programas:

• O Jazz do Século XXI
• Os Maiores Combos do Jazz
• O Free Jazz de 1958 a 1970
• Blues: do Delta ao Blues-Rock
• Entre o Jazz e a Música Erudita
• Grandes Pianistas do Século XXI
• Novas Bandas e Músicos do Brasil
• Wynton Marsalis: as várias facetas
• Vozes da Música Popular Brasileira
• Saxofonistas do Jazz Contemporâneo
• Wynton Marsalis: influências do Gospel
• Wynton Marsalis: arranjos vanguardistas
• Wynton Marsalis: recriando o New Orleans
• Brazilian Jazz, Choro, Bossa Nova e outros

Espero receber e-mails dos amigos do Blog Jazzman com críticas, comentários e sujestões como eu recebo dos freqüentadores do Blog Farofa Moderna. A minha intenção, sobretudo, é mostrar as diferentes sonoridades que permeiam o Jazz, a Word Music e a MPB englobando desde o velho e tradicional até o moderno e a vanguarda, pois considero que a boa música supera a rotulagem: quem gosta de boa música não tem tempo pra ficar criticando esse ou aquele músico sob o engodo dos rótulos ou de tendências mercadológicas e até mesmo sob supostas tendências artísticas. Quem gosta de Jazz gosta de Jazz, ou seja, tem de não só entender que o Jazz começou com o canto e batucada dos negros americanos no século 19 e, hoje, caminha para formas diversas de improvisos, mas tem de ser convincente e apreciador tanto do novo quanto do velho: isso se o tal apreciador quiser ter uma opinião completa, onde a maior coerência dessa completude é o respeito que une o velho e o novo como uma ponte que sempre sairá da tradição e aportará no moderno, independente do tempo em que estivermos: hoje ou amanhã! Enfim, agora os apreciadores do Blog Jazzman poderá ouvir alguns programas aqui mesmo no blog: o player está do lado direito abaixo dos Podcasts Jazzman e Ziriguidum ! Os programas são de no máximo 68 minutos. Se quiserem ouvir os outros programas de maior duração e que não estão inclusos neste player é só acessar meu blog onde as programações estão no lado esquerdo e em forma de postagens. Clique nos links abaixo para acessar toda a programação:


Blog Farofa Moderna

Podcast Farofa Moderna


Obrigado Léo! Obrigado a todos os amigos do Blog Jazzman!

Share on :

8 comentários/comente ...:

Betão disse...

belo trabalho, muito melhor que rádio AM e FM

já virei um assíduo ouvinte do seu podcast Vagner

Vagner Pitta disse...

obrigado betão...logo logo tem mais programas

Thelonious disse...

Vagner, legal seu podcast, mas acho que você omitiu outros grandes e importantes violinistas anteriores à Stéphane Grappelli e Stuff Smith. Por exemplo, você esqueceu do lendário Joe Venutti sempre bem acompanhado de Eddie Lang e o seu jazz manouche. Outro célebre violinista que tocou com Ellington algumas vezes, Ray Nance, que era também trompetista e pianista.
Grappelli é mais famoso, digamos assim, pelo fato dele vir de uma tradição violinistas franceses que sempre tiveram espaço mercado e recepção para esse instrumento. O violino, embora pra nós pareça um instrumento de formações clássicas, é extremamente utilizado na música popular francesa e espanhola. Daí a influência cigana que deu origem ao jazz manouche de Django e Grappelli.
No mais, a sua seleção de temas do podcast está muito boa! Parabéns. Você até me estimulou a produzir algum podcast com tais características.
Abração, meu camarada e quando puder dê uma passada no meu blog, The Feeling of Jazz (www.feelingofjazz.blogspot.com)

Vagner Pitta disse...

...


opa, meu amigo thelonious, tudo bem?


sim, para que o podcast não ficasse tão grande eu omití alguns violinistas lá do início: acho que eu até digo isso no podcast: que há muitos violinistas mais que eu considerava esses dois, Stuff Smith e Grappelli, os mais interessantes. Eu mesmo tenho um disco de Duke Ellington com Ray Nance, Grappelli e Svend Asmussen, três grandes violinistas...


obrigado por comentar...agora fica a cargo das pessoas que gostaram tentar baixar e comprar discos desses e de outros violinistas


abraços thelonious

Vagner Pitta disse...

....


tem o grande Eddie Shouth tbm thelonious



abrax

Claudio Cavalcanti disse...

Prezado Vagner

Parabéns!

Coloquei o Podcast no nosso Blog JAZZOfilo.

http://jazzofilo.blogspot.com

Não tenho muita experiência com Podcasts.
Favor oriente-me acerca da atualização de seu conteúdo.
Quando no nosso Blog ele será automaticamente atualizado?

No Aguardo

Claudio Cavalcanti

Vagner Pitta disse...

...

Claudio, obrigado por colocar o meu podcast em seu Blog Jazzofilo!!!

Quanto às atualizações elas serão automaticamente atualizadas lá no seu blog sempre que eu editar os programas...

há outros programas no meu blog

www.farofamoderna.blogspot.com


abraços e um final feliz de 2008 pra vc e pra familia!!!

Ricardo disse...

Muito bom!
É música de alta qualidade. Baixo e escuto no MP4...
Obrigadão!

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all