Pesquisar este blog

9 de julho de 2008

Natália Arduino: Leoni caindo na rede


Leoni é um artista que sabe cativar o público e sabe que manter uma ligação com os fãs é de extrema importância para a manutenção da carreira. Nas atitudes inovadoras que toma, não só nos shows, mas principalmente em seu site (http://www.leoni.art.br/) fica claro que o artista quer uma relação cada vez mais próxima com quem curte seu trabalho e até com aquele que não conhece muito bem, mas está disposto a descobrir o que é.
Em tempo de brigas entre gravadoras e usuários da internet que baixam músicas e as compartilham na rede, o cantor e compositor Leoni vem mostrando porque é tão adorado pelo seu público. Desde que inaugurou seu site, a interação com seus fãs só vem aumentando. Começou com apenas um blog, um fórum. Passou para uma votação de qual seria a melhor música do cd que tinha acabado de lançar (“Outro Futuro”) e que disponibilizou integralmente para que os cadastrados pudessem ouvi-lo. Chegou na criação de um tópico para escolher uma música fora do repertório para ser tocada no show da cidade em que estivesse se apresentando, a “Canção Rotativa”, e na participação quase total dos fãs no clipe da música “Lado Z”, escolhida como a preferida do cd pelos cadastrados, através de imagens, não só do Leoni, mas do próprio público, gravadas em shows ou em casa. Agora, o fã tem a chance de expressar suas idéias no blog do próprio Leoni, através de uma votação mensal (entre os cadastrados, o cantor não influencia em nada no processo) para escolher o “colunista do mês” que ganha uma coluna semanal no mês seguinte ao da votação. Como se já não bastasse, na última mini-temporada de shows feita em Niterói, o cantor apresentou mais uma surpresa. Comentou que todos os cadastrados no site receberão por e-mail músicas prováveis que farão parte do próximo disco, com letra, ficha técnica, tudo o que tem direito. A idéia é que o público vote na preferida e assim, o disco será estruturado. Mais uma forma de estreitar a ligação do artista com seus fãs.

Estive presente no show do Leoni, no último sábado (28/06), no Teatro Municipal de Niterói, e só ratifiquei tudo o que já foi dito. O show faz parte do encerramento da turnê “Outro Futuro” que começou em outubro de 2006, no Canecão.

Pontualmente, às 21h, entrou no palco Daniel Lopes, ex-integrante da banda Reverse e guitarrista do Leoni, para o show de abertura, apresentando seu trabalho solo. Cantou a música que dá nome ao seu cd “Mais e mais refrões” e apresentou sua “banda”, um iPod com a base gravada que “não erra, não sai do tom nem reclama”...rs..rs..
Ainda contou com a participação do baixista Andrea Spada, seu companheiro de banda junto com Leoni.
Ás 21:30h, Daniel se despediu do público, cantando “Imagina”, a única música do Reverse presente em sua apresentação, para logo em seguida voltar acompanhando o artista principal da noite.
Leoni abriu o show com “A chave da porta da frente”, parceria dele com Frejat, vocalista do Barão Vermelho. Emendou sucessos dos anos 80 como “Doublé de Corpo” (da época dos Heróis da Resistência) e “Alice” (da época do Kid Abelha). O público acompanhando tudo, cantando junto com o artista. Ainda estiveram presentes músicas do álbum mais recente, “Outro Futuro” e uma “parceria” entre Leoni e Bob Dylan, com “Shooting Star” (que na versão do músico ganhou o nome de “Cometa”).
No meio do show, Leoni explicou um pouco como funciona o site dele, o canal que tem com os fãs e, como resultado da interatividade, apresentou “Fotografia”(Leoni/Léo Jaime) e “O que eu sempre quis”(também da fase “Heróis”), canções escolhidas pelos participantes do site em um tópico chamado de “canção rotativa”(em cada lugar que o músico vai fazer um show, abre-se uma votação para escolher uma música que não está no repertório, para ser tocada. No caso de Niterói, as duas ficaram empatadas). Apresentou também duas canções inéditas, “Do teu lado”, feita com Rodrigo Maranhão e “Dá pra rir e dá pra chorar”, que estão em votação no site para saber qual das duas fará parte do próximo trabalho do cantor.
O show ainda continuou com os sucessos “Educação Sentimental”, “Por que não eu?” (que foi cantada de cima a baixo pelo público enquanto Leoni fazia um passeio pela platéia) e “Exagerado”, encerrando o show. Na volta, para o Bis, tocou ainda “Só pro meu prazer” e saiu muito aplaudido do palco, pelas pessoas que compareceram enchendo o Teatro.

Youtube: Fotografia - Leoni
Teatro Municipal de Niterói, 28/06/2008


Youtube: O que eu sempre quis - Leoni
Teatro Municipal de Niterói, 28/06/2008
Share on :

3 comentários/comente ...:

Ricardo disse...

Natália, obrigado pelo texto tão elogioso.

Quanto à minha atuação na rede, acho que é o caminho natural dos artistas daqui para a frente. As gravadoras eram um intermediário entre o artista e seu público, que para ser alcançado era necessária uma campanha de marketing cara e nem sempre eficiente. Hoje com um simples e-mail, sem nenhum custo, posso atingir mais de 12.000 pessoas interessadas no meu trabalho e criar com elas uma relação próxima e colaborativa.

Não consigo imaginar mundo melhor para quem faz e para quem gosta de música.

Beijos
Leoni

LEONI disse...

Meu comentário anterior saiu como Ricardo (?!)
Beijos - agora corretamente creditados -

Leoni

JazzMan! disse...

Eu tenho muito gosto em ver a jornalista Natália Arduino escrevendo no nosso blog. És uma profissional com grande conhecimento musical e antenada em tudo que acontece. Há algum tempo, já vinhamos conversando sobre a questão dos direitos autorais e ela se apresenta com muita autoridade para falar do assunto.

Tudo o que acontece hoje, Gilberto Gil já previa em 1968. Felizes são aqueles artistas que entraram no expresso e se adaptaram a nova realidade. Como o próprio Leoni comentou: "Não consigo imaginar mundo melhor para quem faz e para quem gosta de música."

Leoni, é um prazer enorme vê-lo aqui no nosso blog. Volte sempre!! Parabéns!

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all