Pesquisar este blog

9 de julho de 2008

Ska, jazz e muito fôlego

“RockSteady” Freddie Reiter (saxofone, flauta, vocal) e Alberto Tarin (guitarra), do New York Jazz-Ska Ensemble, durante o show carioca de sua primeira turnê brasileira.

Texto e fotos: Fernanda Melonio

Desde a fila, a expectativa pairava no ar... Primeiro show do New York Jazz-Ska Ensemble no Rio, primeira turnê brasileira. Tinha gente de todo tipo, como costumeiro na Lapa: uns sacavam que o sexteto é tido como o precursor do jazz-ska; outros nem sabiam da possibilidade de combinação do conteúdo melódico do jazz com o ritmo e a harmonia do ska, só estavam ali porque o colega de bar chamou e pronto.

COMENTE ESTA MATÉRIA

A única coisa homogênea no ar era a descontração, que foi visível não só no show das bandas de abertura, Djangos e Coquetel Acapulco, como durante todo o tempo em que “RockSteady” Freddie Reiter e seus cinco companheiros brilharam no palco do Teatro Odisséia. Quando ele chegou perguntando se estávamos prontos para o som do NYJSE e afirmando logo estar “going crazy”, já botou fogo numa platéia que poderia até estar cansada após toda a espera na fila de entrada e a energia das bandas anteriores, mas o ritmo caribenho deles é aquilo que nossos avós diriam ser capaz de “levantar defunto”. Além disso, ainda fez o público pular com o "Third Wave Ska Revival", uma espécie de mistura de ska com punk.

O vigor e a velocidade dos músicos eram impressionantes. “RockSteady” pulava, dançava, gritava, tocava (MUITO!) e ainda tinha fôlego para tomar uma cerveja e improvisar uma vinheta de “Desafinado”. O show ainda contou com a participação brazuca mais que especial de BNegão, que disse estar esperando há dez anos por aquele momento histórico e muito feliz por compartilhar o palco com a banda. Ele nos contou que a apresentação foi “sem ensaio, na vibe total, e todos nós ficamos felizes com o resultado, graças a Deus... Doideira” (sic).

Quem já gostava, saiu do Odisséia extasiado. Quem não conhecia e gosta de música, deve ter se emocionado. Quem só foi pra beber, ainda assim deve ter ficado curioso em pesquisar o som dos caras no MySpace depois da ressaca. Imune ao som de “RockSteady” e sua turma, garanto que ninguém ficou.





http://www.myspace.com/nysje
http://www.bnegao.com.br/
http://www.djangos.com.br/
http://www.myspace.com/coquetelacapulco
http://matrizonline.oi.com.br/teatroodisseia/

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Share on :

1 comentários/comente ...:

luiz disse...

não esperei tanto tempo que nem o BNegão, mas também tinha muita vontade de assistir um show deles... e não foi nada decepcionante, pelo contrário!

show do ano até agora!

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all