Pesquisar este blog

29 de outubro de 2008

Maputo: Umoja pela segunda vez

Palco (ainda em montagem) onde vai ocorrer o "Umoja"

Maputo, a capital de Moçambique, vai ser palco de mais uma edição do projecto cultural Umoja, um acto que vai decorrer esta sexta-feira e sábado. Estarão em cena mais de 50 músicos provenientes de vários pontos de África e da Noruega.
O ponto estratégico para o grande espectáculo é a Praça da Independência, situado defronte do oceano índico.
Moçambique está representado neste evento pelas Escolas Nacional de Dança, Música e de Artes Visuais, sendo que o país vai exibir danças tradicionais como Marrabenta, Xingombela, Ngalanga, Zore, Nfena, entre outras tipicamente nacionais.
O conceituado músico Xidiminguana e as bandas Timbila Muzimba e Rock Fellers são algumas das que foram chamadas para abrilhantar a festa. O músico Stewart Sukuma e a sua banda, a jovem Marlene estarão igualmente em palco, à par dos cantores Zico, Anita Macuácua, Trio Fam.
Da África do Sul virão a banda Malaika e o músico General Muzka. Busi Ncube do Zimbabwé, Tewodros Mosisa da Etiópia, Eric wanaina do Kénia, Ray C da Tanzania entre outras figuras de renome musical internacional e da Noruega, fazem parte da nata fina a desfilarem até ao sol raiar na Praça da Independência.
O festival é financiado pelo NORAD e a Embaixada da Noruega, e, segundo Rufus Maculuve, da organização, os preparativos estão a bom ritmo, com os músicos ansiosos e afinando os seus instrumentos musicais para não decepcionarem o público carinhoso que sempre tem sido fiel ao evento, pois neste festival o objectivo é mostrar a diversidade do mosaico cultural em que vários povos se unem num só.
O Projecto Umoja que prima pela cooperação virada para o horizonte, tem sido interessante pelo facto de ao longo dos anos unir os países membros deste preciosa acção através da canção, da dança e outras manifestações artísticas.
No exterior, outros parceiros fazem igualmente parte do Umoja nomeadamente Academia de Show Music da Tanzânia, Associação dos Educadores de música do Zimbabwé, Colégio de música do mesmo país, projecto de artes para jovens e crianças da África do Sul, Colégio Central de Joanesburgo, Academia Norueguesa de Música, Escola de Manutenção de artes da Noruega e Escola de Música e Finalização de artes na Noruega.
Este programa tem como patronos a cantora Miriam Makeba da Africa do Sul, Oliver Mutukuzi do Zimbabwé e o pintor Malangatana de Moçambique.
Share on :

0 comentários/comente ...:

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all