Pesquisar este blog

10 de março de 2009

Cresce Fiscalização De Conteúdo Nos Blogs

Recebi hoje um link de uma matéria escrita por um velho visitante do JazzMan! que escreveu sobre o bloqueio ou suspensão de alguns blogs por parte dos servidores como o Google e WordPress. Segue abaixo a introdução e o link dessa matéria.

Por Henrique Vale


Tente imaginar a seguinte situação: Você é dono de um blog ou página na internet hospedada em um servidor gratuito. Quase todo dia - mesmo que seja na correria - você arruma um tempinho para atualizar seu conteúdo para os seus fiéis cinco ou cinco mil visitantes mensais e o detalhe é que você não leva nenhum tostão para o bolso com essa atividade. Pois bem, você liga o seu computador, conecta a internet, acessa seu servidor, vai até o login e só de digitar a primeira letra do seu nome de usuário está pronto. O recurso auto-completar já deixou tudo salvo para você. Quando você clica no “Enter” para finalmente acessar o seu blog, a surpresa: “Desculpe, seu blog foi suspenso por infringir os termos da Política de Uso do Servidor”. Maravilha a tecnologia não é? E agora?

Em primeiro lugar, é importante frisar que desde meados de 2008 a situação acima é cada vez mais comum entre os blogueiros de plantão e internautas que utilizam serviços baseados em servidores gratuitos. Não existe um registro desse dado, a afirmativa só pode ser feita baseada no número de ocorrências como essa que são registradas em fóruns da grande rede ou em páginas de ajuda dos próprios servidores que oferecem esses serviços. Apesar de não haver esse registro oficial, quem costuma acessar à internet diariamente tem grande probabilidade de conhecer alguém que está passando por essa situação.

De que lado fica a perna de pau e o olho de vidro?

Foi o que aconteceu com os blogs de música alternativa Abracadabra, Som Barato e Jazzman!. Em comum, os três disponibilizavam downloads de álbuns não muito fáceis de serem encontrados nas lojas de discos e eram hospedados no Blogger, que é do Google. Nesse caso, é simples entender o motivo da suspensão, notificação ou bloqueio de tais sites. O que aconteceu foi uma questão relacionada aos direitos autorais do material que podia ser baixado nesses blogs. Entrando na questão do copyright ou direitos autorais, o artigo “Download de filmes e livros para uso privado não é crime” assinado por Manoel Almeida e publicado em Agosto de 2007 na Revista Consultor Jurídico deixa claro que o download de arquivos para uso privado não pode ser relacionado com a pirataria e não qualifica nenhum tipo de crime.

Veja a matéria completa no site:
http://www.jfempauta.com/?page_id=6952

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Share on :

5 comentários/comente ...:

Marco Afonso disse...

Olá. Só queria deixar a pergunta: a questão do bloqueio de páginas com conteúdo de mídias, independente de caracterizar crime ou não, deve estar mais relacionado a um código de ética. Tudo bem, como teríamos acesso a esse tipo de material no Brasil? Um CD do YellowJackets não sai por menos de R$ 100. Mas, eles também não merecem receber por esse tipo de trabalho?
É, a questão não é tão simples assim. Tanto em música, quanto em programas, filmes, etc. Acho que, se o autor permitir, não deveria haver esse tipo de bloqueio.
Por isso, talvez não seja a MELHOR medida, mas é possível se utilizar torrents para disponibilizar o material, e as pessoas se comprometerem a compartilhar o material que baixaram para novos interessados. O ThePirateBay faz isso, na verdade.

Abraços

Evan Henrique disse...

Fecharam a comunidade discografias =\

Igor Cruz disse...

Pois é, a comunidade discografias teve suas portas fechadas. Postei sobre o assunto no meu blog.. Continue postando que eu continuo baixando!! Valeu!

stelaejunio disse...

indignaçao

stelaejunio disse...

Estavamos passeando pela internet, procurando conhecer novos sites e blogs sobre jazz quando nos deparamos com algo cor de rosa, agressivo e definitivamente impróprio para o qual foi proposto. Um blog declarado gay direcionado a adolescentes com pronorgrafia e prevaricação sexual explícita, quando algo vem para o crescimento individual e coletivo, isto conta. Agora não é o que foi proposto.Não sei o que realmente acontece no que diz respeito as leis que protegem estes tipos de sites e blogs, não a corte, tudo ali para que quizer ver, nitido , escrito com uma clareza de palavras própria para que o adolescente e o jovem entenda. Fiquei indignada. Logo em seguida passei para um blog de amantes de musica como eu e lá estava um bloqueiro indignado, e eu também fiquei, seu blog que jorra cultura de todas as formas, cortado , massacrado , delapidado como se fosse algo criminoso que atentasse contra a ética. Neste caso o código de ética que não teve efeito nenhum sobre o site supra citado. Isto acontece porque? Um é pago e outro é gratuito? lá vem o senhor capitalismo novamente que permite até a troca de cultura por pornográfia e isto e licito? Fica aqui o meu protesto e indignação que se faça justiça aos injustiçados, neste caso a senhora cultura.

Abraços!
Stela Mares
stelaejunio@gmail.com

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all