Pesquisar este blog

28 de abril de 2010

Copa Fest: Relato de sábado (17/04) - Parte 1

Por: Natália Arduino

Sábado eu pude conferir o CopaFest, evento de música instrumental, que rolou no Copacabana Palace durante todo o fim de semana (de 16 a 18 de abril).

Os shows da noite foram Chico Pinheiro e trio, Marcos Valle, e César Camargo Mariano. Infelizmente, não pude ficar para a última apresentação.

Já posso adiantar que foi uma noite muito agradável com boas companhias, ótima música e uma bela vista para o mar de Copacabana. Fico feliz do Copacabana Palace poder proporcionar, nem que por um fim de semana, o encontro de grandes músicos/instrumentistas brasileiros e com muito prestígio internacional. É uma pena que esse tipo de música acaba ficando restrito a pequenos festivais esporádicos durante o ano. Não há casas que abriguem o estilo, nossa cultura é muito de canções, o que não é ruim, mas gostaria de poder ver mais shows instrumentais. Público há, a prova disso foram os shows cheios do sábado e, pelo que fiquei sabendo, na sexta lotou tanto que tiveram que colocar telão do lado de fora do teatro para que as pessoas que não conseguiram ingresso pudessem ver o show do Hermeto Pascoal. Dito isso, vamos aos relatos.

Lounge "Vinil é Arte"

O evento foi realizado no segundo andar do hotel mais tradicional do Rio de Janeiro. Ao chegar, já era possível ver o lounge do “Vinil é Arte”. Esse local era aberto ao público, mesmo quem não tivesse ingresso, podia desfrutar das músicas tocadas no ambiente, da decoração (emprestada do Rio Scenarium) e do conforto proporcionado por poltronas, puffs e sofás.

Os djs da festa brindaram o público presente com músicas da Bossa Nova e do Jazz, gravadas em Vinil. Eu gostei muito da escolha do pessoal do “Vinil é Arte” para animar o lounge. Não quero entrar no mérito da discussão sobre qualidade de som, mas gosto de ouvir música que tenha o áudio compatível com sua época e sua riqueza. Isso, o cd não consegue reproduzir, infelizmente.

A noite começou com o show de Chico Pinheiro, violonista paulista que eu, particularmente, adoro! Marcado para às 19h, com o atraso pontual de 20 minutos, soaram as primeiras notas de “Tempestade” (Chico Pinheiro / Chico César). O salão estava cheio, não chegou a lotar, mas o público presente estava bem atento aos solos dos músicos acompanhantes (Fabio Torres – Piano, Marcelo Mariano – baixo, Edu Ribeiro – bateria) e do próprio Chico. O som não estava dos melhores, o ambiente é muito vivo e ainda tem uma cúpula no meio, com tintura metálica que causa uma grande reverberação, não apropriada ao tipo de música da noite.

O músico mesclou músicas próprias com clássicos da mpb como “Requebre que eu dou um doce”, de Dorival Caymmi (também gravada no cd “Nova” do Chico com Anthony Wilson), “A Ilha”, de Djavan e “Nanã”, de Moacir Santos. Apresentou uma música em parceria com Pedro Luis, chamada “Sertão Wi Fi”, que estará no próximo cd, com lançamento previsto pro segundo semestre, aqui no Brasil (antes será lançado no Japão e Europa).

O momento alto foi quando ficaram no palco apenas Chico e Fabio Torres, relembrando a configuração do “Duo” (turnê que os dois fizeram juntos há uns 2 anos). A música tocada foi “Venezuelana”, do Fabio Torres, e os dois foram muito aplaudidos, também acho que não poderia ser diferente, pois a composição é linda! Depois dela, os músicos voltaram e fizeram “Tema em 3”, uma das minhas preferidas do Chico e que está no seu segundo cd, lançado pela Biscoito Fino.

A duração total foi de 1h e 20min de show, com direito a “Bis”. O público pediu e Chico chamou Luciana Alves, cantora que o acompanha nas turnês e na vida. Juntos, fizeram “Buritizais”(do próprio Chico), gravada no primeiro cd, “Meia noite Meio dia”, por Ed Motta, e assim, encerraram o primeiro show de sábado!

Para não deixar o post muito longo, vou deixar para o próximo o relato sobre o show do incrível Marcos Valle.


Youtube: Chico Pinheiro fala sobre o Copa Fest (vídeo de Marcelo Pacheco)

Copacabana Palace, 17/04/2010




Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?

Share on :

0 comentários/comente ...:

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all