Pesquisar este blog

29 de abril de 2010

Podcast Farofa Moderna: Por que os jazzistas adoram Radiohead...???

Olá galera! Sejam bem vindos à mais um programa do nosso Podcast Farofa Moderna. Hoje vou falar somente dos covers do Radiohead no jazz atual, bem como da necessidade que os músicos de jazz tem de buscar standards na música pop. Uma das características do jazz contemporâneo é, justamente, a busca de novos standards na pop music, ou seja, novos temas que dêem suporte para uma improvisação contemporânea, para uma estética que soe, efetivamente, atual. Aliás, assim como os músicos dos anos 30, 40 e 50 do século 20 faziam versões jazzísticas de canções populares de Frank Sinatra, Cole Porter e George Gerswin, os músicos de hoje em dia também estão fazendo suas releituras e suas versões de canções da música pop atual - isso  já é de praxe a algum tempo, pois em 1996, por exemplo, o grande e veterano pianista Herbie Hancock lançou um disco chamado New Standard, onde ele gravou diversos temas do pop e rock dos anos 70, 80 e 90, sugerindo que o jazz buscasse novos standards e almejasse um novo público. Atualmente, passada o auge do tradicionalismo de Wynton Marsalis, os músicos contemporâneos estão, cada vez mais, buscando atualizar o repertório jazzístico com os novos temas do pop e rock contemporâneo.

Os que mais têm créditos entre os jazzistas são bandas e cantores clássicos como Beatles, Led Zeppelin, Frank Zappa, Eric Clapton, mas agora a onda entre os jazzistas são as releituras aos temas do pop e rock contemporâneos de bandas e cantores como Red Hot Chili Peppers, Oasis, Bjork e Radiohead. Aliás, sobre esse ultimo há uma verdadeira "radioheadmania": vários músicos importantíssimos do jazz contemporâneo estão incluindo os temas do Radiohead em seus repertórios - trata-se de temas simples, mas com acordes inteligentes e entonações melódicas muito peculiares, o que dá suporte para que os jazzistas apliquem harmonizações e improvisos sofisticados. Atualmente o músico de jazz mais entusiasta dos Radiohead é o pianista Brad Mehldau, mas vários outros gravaram temas e/ou devotam admiração pela banda de Oxford. Neste programa, além de Mehldau, há temas do Radiohead tocados pelo trompetista Christian Scott, pelo cantor e pianista Jamie Cullum, pelo pianista Robert Glasper e pelo saxofonista Chris Potter. Este e outros programas podem ser baixados no podcast acima da sessão POSTS MAIS VISTOS. Ouça e boa Viagem



Share on :

1 comentários/comente ...:

Carol Bonando disse...

Olá, meu nome é Carolina e estou procurando pessoas que toquem jazz e tenham seus instrumentos, por favor me contatem com urgencia, pode ser através do meu blog pessoal, no ultimo post, ok!
Bjs
=)

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all