Pesquisar este blog

5 de junho de 2010

Rio das Ostras Jazz & Blues Festival: Ron Carter Trio

Com uma apresentação comovente, Ron Carter foi aclamado por mais de 10 mil pessoas em Rio das Ostras.

Ron Carter. Foto: Fernanda Melonio

Por Leonardo Alcântara (JazzMan!)

O baixista americano Ron Carter se apresentou ontem (4), no palco principal do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival. Considerada a atração mais esperada do evento, Carter e seu grupo marcaram seus nomes na história deste festival com uma apresentação refinada e comovente.

Carter optou pelo Mainstream, tocando um jazz tradicional com momentos que transitava com o swing e outros com momentos mais sublimes, de pura suavidade e elegância. O baixista solava livremente, enquanto a guitarra de Russell Malone e o piano de Mulgrew Miller ditavam o ritmo e faziam a marcação. Quando tinha a oportunidade de solar com a sua guitarra semi-acústica, Malone transitava entre o swing, o blues e o bebop, mostrando versatilidade e segurança para acompanhar os complexos improvisos de se seu lider. Já Miller, também demonstrou versatilidade e técnica. Seus solos eram inconstantes, transitando com um estilo cool, bem suave, mas que sofriam diversas variações, até chegarem num estilo mais swingado, influenciado por Oscar Peterson.

Carter tocava de olhos fechados, buscando diversas possibilidades melódicas de seu instrumento. A impressão que dava era como se os dois estivessem fundidos e ali fossem uma coisa só. Carter usou bem o seu poder de compreender o espaço entre as notas e usar o ‘silêncio’ para formular sons que transitavam em nuvens. Em cada acorde, cada melodia desenhada, o público se comovia com uma música totalmente espiritual e, ao mesmo tempo, humana. Foi muito difícil não se emocionar por tamanha sensibilidade e amor. A impressão que fica é de que a música de Ron Carter é a extensão de sua alma e a voz de seu coração. Sua música é sentimento, que entra por um ouvido e fica para sempre. JM

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?



Share on :

2 comentários/comente ...:

Cristina Loureiro dos Santos disse...

Acompanhar o festival de Rio das Ostras pelos teus olhos, ouvidos e sentidos é uma delícia :)
Obrigada.

Beijos ;**

Fabio disse...

Excelente trio se bem que no ano passado Malone estava a frente com em jazz de alta qualidade!

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all