Pesquisar este blog

10 de junho de 2010

Terapia grátis com Thelonious Monk

Por Andrei Andrade
Publicado também no blog
Andreinews
Twitter:
@andreisfp

Toda vez que os amigos-leitores estiverem estressados, exaustos com esse ritmo muitas vezes desumano que a vida nos impinge, sugiro que dêem um jeito de ouvir, mesmo que apenas mentalmente, a incomparável melodia de ‘Round Midnight, do pianista Thelonious Monk.

Não desconsidere as maravilhas da meditação, da leitura antes de dormir, da massagem que só a pessoa amada ou o amigo do lado podem fazer. Mas ‘Round Midnight (ou ‘Round About Midnight, em alguns registros) tem efeito instantâneo e eficaz.

Trata-se da mais bela das melodias do jazz, verdadeira obra prima escrita por Monk, mas já gravada por gênios como Miles Davis e Ella Fitzgerald, responsáveis por duas das mais belas interpretações que eu conheço para este clássico. Baden Powell também tocou ‘Round Midnight, ao violão, em uma versão de se ouvir com um lenço do lado. Sério.

Aqui, compartilho uma gravação do próprio Thelonious com o seu trio. É uma versão pura, sem grandes sofisticações, onde a linha melódica tocada pelo saxofonista Charlie Rouse se destaca. Acalma qualquer um, e Monk nem cobra a consulta. Ouçam ouçam, ouçam.

Share on :

2 comentários/comente ...:

Gabriela disse...

Obrigada pela dica. Tive um dia de cão hoje.

Brunão disse...

É realmente uma das mais belas composições do jazz, se não a mais.

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all