Pesquisar este blog

8 de julho de 2010

Viaje com Caravan

Por Andrei Andrade (@andreisfp)
Publicado também no Andreinews

É um luxo cada vez mais raro parar para ouvir uma música. Prestar atenção em seus diversos elementos, captá-la tal qual seu compositor queria que fizéssemos. Nossas audições se dão normalmente no trânsito, ou na frente do computador, onde sempre estamos envolvidos com toda ordem de distrações.

Mas há uma obra musical que clama por atenção sempre que está sendo executada ou reproduzida. Chama-se Caravan, composição do trombonista porto-riquenho Juan Tizol, e do pianista Duke Ellington, compositor maior do jazz .Trata-se de um dos temas mais famosos da história deste gênero, e um de meus preferidos.

Difícil escolher uma entre as várias gravações legais de Caravan para compartilhar por aqui. É bacana ouvir diversos instrumentistas interpretando o tema, como o pianista Oscar Perterson, o guitarrista Joe Pass, ou os Jazz Massenger’s, do baterista Art Blakey.

A opção pelo trompetista Wynton Marsalis foi por ser o trompete um instrumento que marca bem a genial melodia deste clássico, bem desenhada já nos primeiros compassos. O clima intimista deste vídeo, com a platéia assistindo praticamente lado a lado com os músicos, é outro ponto a favor desta escolha. Viaje com Caravan.

Share on :

5 comentários/comente ...:

Edison Junior disse...

Caravan é demais. Minha versão preferida, talvez por ter sido através dela que conheci a música é a do Nat King Cole Trio. Abraço!

Orion* disse...

òtimo trabalho...bom acervo nunca vi nada igual...parabens...

Benedito disse...

Vc falou tudo. É realmente difícil escolher qual a versão mais legal desse clássico . Ouvi um dia desses uma versão executada pela banda argentina Willy Crook & Los Funky Torinos, numa levada reggae com um trombone solando do começo ao fim, que achei demais.
Seu blog está muito bom. Parabéns!

amor perfeito disse...

a seguir descrevo algumas versões
que curto demais desta maravilha
"Caravan" -
THE VENTURES 1965

80 DRUMS AROUND THE WORLD

CHET ATKIN E LES PAUL

NAT KING COLO – AFTER MIDNIGHT

TIKI TWO

ART TATUM

DUKE ELLINGTON – VERSAO 1937
adeldouglas@hotmail.com

amor perfeito disse...

THE VENTURES 1965

80 DRUMS AROUND THE WORLD

CHET ATKIN E LES PAUL

NAT KING COLO – AFTER MIDNIGHT

TIKI TWO

ART TATUM

DUKE ELLINGTON – VERSAN 1937

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all