Pesquisar este blog

12 de agosto de 2011

Joe Henderson - 1963 - Page One



Host: MediaFire
Size: 65.64MB

CLICK TO DOWNLOAD

Em 1963, depois de ter sido lançado por Kenny Dorham no grupo Jazz Prophets, o saxtenorista Joe Henderson estréia como líder em Page One, um registro antológico.

A importância deste álbum começa por seus protagonistas: os jovens Pete La Roca (bateria), McCoy Tyner (piano), Butch Warren (baixo) e o líder Joe Henderson (sax tenor) - que começavam a figurar no cenário jazzístico com a vertente do hard bop -, dividem seus trabalhos com a experiência do trompetista Kenny Dorham, um dos precursores do bebop e músico muito respeitado pelos jazzístas da época.

Dorham é tão importante quanto o próprio Henderson em Page One por dois motivos: primeiro por seu estilo, repleto por influências latinas, ser claramente perceptível nesta gravação praticamente em todas as faixas. Segundo por duas marcantes composições próprias que abrem o álbum: Blue Bossa e La Mesha. A faixa Blue Bossa é resultado da experiência que Dorham teve ao visitar o Brasil no início dos anos 60. A gravação acabou tornando-se um verdadeiro standard e fez de Page One uma obra indispensável.

Os jovens músicos dos quais me referi, despontaram depois desta gravação. O baterista Pete La Roca (ou Pete Sims) tocou com feras como Art Farmer, Freddie Hubbard, Mose Allison, Charles Lloyd e Paul Bley; gravou para o selo Blue Note e chegou a largar a música para se tornar advogado, retornando muitos anos mais tarde à carreira artística. Butch Warren tocou com Jackie McLean, Stanley Turrentine, Donald Byrd, Herbie Hancock, Dexter Gordon e teve a proeza de pertencer ao Thelonious Monk's Quartet entre 1963-1964. McCoy Tyner, que já pertencia ao famoso quarteto do saxofonista John Coltrane, participou da gravação do histórico A Love Supreme, em 1964. Tyner sustentou uma carreira sólida, que vai das raízes à vanguarda, transitando por diversos estilos de jazz. O saxofonista Joe Henderson, que desde o início da carreira já detinha um estilo original e criativo, ficou conhecido como um dos grandes saxtenoristas de seu tempo, participando de gravações memoráveis, como a de Song for my Father no quinteto de Horace Silver.


Tracks:

1. Blue Bossa
2. La Mesha
3. Homestretch
4. Recorda Me
5. Jinrikisha
6. Out of the Night

Credits:

Kenny Dorham - Trumpet, Liner Notes
Joe Henderson - Sax (Tenor)
Pete La Roca - Drums
Alfred Lion - Producer
McCoy Tyner - Piano

Joe Henderson na Wikipédia

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?


Share on :

0 comentários/comente ...:

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all