Pesquisar este blog

31 de agosto de 2011

Portugal: Mário Laginha e Maria João nomeados para prêmios de jazz

O disco 'Follow the Songlines' está nomeado na categoria de 'artista ou formação vocal'


Do Musica TVi 24 - O álbum de Mário Laginha e Maria João está nomeado para os prêmios Victoire du Jazz. O disco Follow the Songlines foi gravado na Casa da Música, com os belgas David Linx e Diedrik Wissels, e é um dos três nomeados na categoria 'artista ou formação vocal' dos prémios anuais franceses de jazz, noticia a Lusa.

Gravado em Portugal em 2008 e editado em Outubro de 2010, na França, o álbum contou também com a participação da Orquestra Nacional do Porto.

Mário Laginha mostrou-se surpreendido com a nomeação de Follow the Songlines, um álbum sem grande destaque em Portugal.

"É estranho, mas é um estranho muito bom", afirmou. "Sabia que tinha tido boas críticas em França quando saiu, mas isto foi um pouco inesperado".

Mesmo mostrando-se feliz com a nomeação, Laginha acredita que as hipóteses de vencer o prémio não são muitas.

"Não é que eu seja pessimista, mas pelas características do trabalho, um pouco complexo, acho que será difícil vencer", salienta o pianista. No entanto, "a nomeação já é algo importante, pois mostra que repararam no trabalho".

As 'songlines' são canções transmitidas oralmente de geração em geração, que servem para os aborígenes australianos se guiarem por caminhos ou para encontrar nascentes de água. As músicas funcionam como mapas chegando a cobrir toda a Austrália.

Foi baseado neste conceito que Mário Laginha e Maria João se juntaram aos belgas David Linkx e Diederik Wissels, e criaram percursos sonoros das cidades por onde passaram. O álbum duplo resulta em 12 faixas, num encontro entre músicos do jazz e uma orquestra sinfónica.

O pianista e compositor Mário Laginha recorda o desafio, como um dos discos que lhe deu 'mais trabalho', já que teve que compor mais de 50 minutos de música para orquestra.

O trabalho foi apresentado em Bruxelas e em Lyon e só depois na Casa da Música, local da gravação do álbum.

A dupla portuguesa está no Brasil para actuar em são Paulo, Brasília e Porto Alegre, e está ainda prevista uma participação no programa de de Jô Soares.


Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?




Share on :

0 comentários/comente ...:

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all