Pesquisar este blog

25 de maio de 2012

Borna Šercar, a batida diferente vinda da Croácia.

O baterista Borna Šercar

Por Leonardo Alcântara (JazzMan!) - twitter: @jazzmanbrasil

Já faz um bom tempo que o jazz do leste europeu vem sendo admirado no mundo pela a efervescência de seus jazzístas modernos e inovadores. O pianista Mikhail Alperin (Ucrânia), o grupo EYOT (Sérvia) e o saxofonista Petras Vyšniauskas (Lituânia) são alguns grandes nomes que figuram nesta lista. Há um nome ainda pouco conhecido aqui no Brasil, mas que vale a nossa total atenção: trata-se do baterista croata Borna Šercar.

Šercar é natural de Zagreb, capital da Croácia. Seu nome me surgiu enquanto eu garimpava algumas novidades no youtube. A primeira música que eu ouvi foi 'Tempera', do álbum 'Event'. Fiquei impactado com o arranjo rico, inusitado e, sobretudo, com a energia vinda da bateria, que me impressionou pela constante transição de andamento e volume, com loops de tirarem o fôlego. Eu não podia perder tempo e resolvi correr atrás.

Achei o simpático Borna Šercar no facebook e conversamos bastante. Šercar é um dos grandes nomes do jazz em seu país, onde é muito requisitado para festivais e programas de TV. Admira música brasileira e, inclusive, conhece o Brasil. Gosta de Hermeto Pascoal e se impressionou quando eu lhe mostrei um vídeo do Hamilton de Holanda.

Šercar me enviou dois de seus cds: 'Event', gravado com o seu trio acompanhado da cantora Sabrina Hebiri, onde grandes sucessos da música pop, como Overjoyed, de Stevie Wonder, são revisitados e 'A Little Book Of Notes' com o grupo Jazziana Croatica, onde Sercar também é baterista, percussionista e arranjador. 

Ambos os trabalhos registram a capacidade inventiva e moderna de Sercar na busca de novas sonoridades. Seus arranjos transbordam beleza e vigor, transformando uma simples balada pop, como 'Smooth Operator', da cantora Sade, em um jazz imprevisível e sofisticado no álbum 'Event'. Em 'A Little Book Of Notes', os arranjos viscerais de Sercar são destilados com intensidade e fervor por músicos de primeira categoria, que executam músicas que transitam nas mais diversas influências. Simplesmente, imperdível!

Se vocês estavam buscando um nome para oxigenar o seus conhecimentos de jazz, guardem este nome. Borna Šercar é um daqueles raros talentos que não achamos todos os dias.JM!

Vocês também podem seguir o Bornar Sercar no Facebook: https://www.facebook.com/bsercar e curtir a página do Jazziana Croatica: https://www.facebook.com/pages/Borna-Sercars-Jazziana-Croatica/163416760343730.

Abaixo, seguem alguns áudios dos cds citados e uma apresentação ao vivo com o Jazziana Croatica:

Borna Sercar's - Jazziana Croatica: 'New Red Dorf'
Ante Gelo - Guitarra, Vojkan Jocić - Sax Tenor e Soprano, Zvjezdan Ružić - Piano, Tihomir Hojsak - Baixo, Borna Sercar - Bateria e Percussão

Borna Sercar Trio feat. Sabrina - 'Tempera'
Borna Šercar - Bateria, Zvjezdan Ružić - Piano, Vedran Ružić - Baixo & Sabrina Hebiri - Voz

Borna Sercar's Jazziana Croatica: Nehaj - Vrijeme je za Jazz (September 2011)
Borna Sercar - Bateria, Vojkan Jocic - Saxofone, Ante Gelo - Guitarra, Zvjezdan Ruzic - Piano, Tihomir Hojsak - Baixo

Link QuebradoLink Quebrado? Link Sem FotoPost Sem Foto?


Share on :

1 comentários/comente ...:

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all