Pesquisar este blog

Carregando...

10 de julho de 2012

Savassi Festival 2012: Maior evento de jazz do país festeja 10 anos com apresentações no Rio e BH

Ministério da Cultura, Governo de Minas, NET e Budweiser
apresentam 
“Savassi Festival”Maior evento de jazz do país festeja 10 anos
Kenny Werner & Shai Maestro, atrações da edição 2012

Festival começa no dia 18 de julho e reúne grandes atrações nacionais e internacionais, como Kenny Werner, Cliff Korman, Ori Dakari Group, Diego Schissi Quinteto, além dos brasileiros Hermeto Pascoal, Juarez Moreira Trio, Gilvan de Oliveira e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Darcy James Argue
Para marcar os 10 anos de um dos festivais mais cool e dinâmicos de Belo Horizonte, o Savassi Festival 2012 preparou uma programação especial recheada de grandes nomes do jazz nacional e internacional. De 18 a 29 de julho, diversos pontos da capital, incluindo o Palácio das Artes – em parceria com a Fundação Clóvis Salgado –, Parque Municipal, ruas da Savassi, a Praça da Liberdade – novidade desta edição – e ainda shopping, praças, bares, cafés e restaurantes, recebem instrumentistas e intérpretes consagrados junto a novos talentos. Outra novidade que o Savassi Festival reserva para este ano é a residência artística do compositor Darcy James Argue, em Belo Horizonte, que atuará ao lado da Big Band Palácio das Artes, um dos grupos profissionalizantes da Fundação Clóvis Salgado.

O Savassi Festival é um evento múltiplo, composto por várias atividades, incluindo concursos e shows de jazz em espaços públicos e fechados. Será promovida uma série de apresentações com alguns dos mais representativos nomes da música instrumental mineira e de grandes músicos nacionais e internacionais. Além disso, fazem parte do evento iniciativas educacionais, como os cursos e workshops ministrados por artistas convidados e ações sociais, o recolhimento de alimentos para a Associação Municipal de Assistência Social (AMAS).

Hermeto Pascoal
Na capital mineira o público poderá conferir performances de artistas e bandas nacionais como Hermeto Pascoal, Gilvan de Oliveira, Juarez Moreira Trio, Inevitável Experiência, Beto Lopes e Neném, Matheus Rodrigues Septeto, Túlio Araujo, Rafael Martini, Pedro Itoe Trigo e Márcio Bahia Quinteto. Além de Belo Horizonte, o Savassi Festival 2012 acontecerá paralelamente, pelo segundo ano consecutivo, em São Paulo (26 de julho) e no Rio de Janeiro (27 de julho).

Das atrações internacionais, nomes como Ori Dakari Group (Israel), Alma Thomas (EUA), Jimmy Duchowny Quartet (EUA), Diego Schissi Quinteto (Argentina), Darcy James Argue (EUA), Simon Spang-Hanssen (Dinamarca) e Cliff Korman Ensemble (EUA) e Shai Maestro Trio (Israel).

O Festival, mais uma vez, abre espaço para lançamentos de CDs de músicos mineiros, entre eles, Joana Queiroz, Chico Amaral, Antônio Loureiro, Walmer Carvalho, Dudu Vianna, Juninho Sá e Felipe Continentino.

Jazz Clube

A programação musical tem início no dia 22 de julho com o Jazz Clube. Até o dia 29 de julho, o público mineiro poderá apreciar shows muito especiais nos mais diversos pontos da cidade: Conservatório de Música da UFMG, Museu de Artes e Ofícios e de Arte da Pampulha, Palácio das Artes, Pátio Savassi, nas praças Sete, entre outros. A lista dos quinze locais que recebem shows do Jazz Clube, em Belo Horizonte, está disponível no site www.savassifestival.com.br/2012/pt/jazz-clube.

Noite de Gala

Kenny Werner
A Noite de Gala, marcada para o dia 25 de julho(quarta-feira), promete surpreender o público com a apresentação do músico e compositor Kenny Werner, no Grande Teatro do Palácio das Artes, que irá compor uma peça inédita a ser executada com a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais,um dos corpos artísticos da Fundação Clóvis Salgado, que na ocasião estará sob a regência do maestro Marcelo Ramos. Nascido no Brooklin, Kenny iniciou seus estudos de música em 1970 e desde então seu trabalho e instinto natural para a improvisação vêm sendo elogiados pela crítica especializada. Recentemente recebeu o “Prêmio Guggenheim Fellowship 2010”, oferecido pela Fundação John Simon Guggenheim, sediada em Nova York, que promove o avanço e a difusão internacional do conhecimento artístico e científico.

Chico Amaral
Na mesma noite, haverá a entrega do Prêmio Jazz de Minas 2012, que tem como objetivo homenagear os músicos que destacaram e pelo conjunto da obra. Nesta edição, o respeitável e inspirado compositor e instrumentista Chico Amaral será agraciado com o prêmio e também lançará seu CD “Província”, no ano em que completa 33 anos de carreira musical. O compositor é admirado por, dentre outras qualidades, passear pela MPB e pelo jazz. Chico Amaral é autor de grandes sucessos da banda Skank. O prêmio será entregue às 20h

Savassi Festival na Praça

A partir desse ano, a Praça da Liberdade começa a fazer parte do roteiro de shows do Savassi Festival. Nos dias 28 e 29 de julho vão acontecer shows gratuitos no palco BUD Liberdade dos artistas Sandro Albert Quartet, Diego Schissi Quinteto e Ari Hoeing Quartet e Gilvan de Oliveira, além do “Tributo a Tom Jobim”, por Kiko Continentino que convida Paulinho do Trompete (RJ).

O palco BUD Liberdade ainda vai contar com a apresentação de Darcy James Argue ao lado da Big Band Palácio das Artes. O show vai mostrar o resultado do trabalho feito entre o compositor e o grupo durante a Residência Artística, que contou com uma série de ensaios em conjunto.

Savassi Festival no Parque

No dia 29 de julho, às 10h, o Parque Municipal será palco para o encontro entre o compositor e pianista Kenny Werner e a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, sob a regência do maestro Marcelo Ramos. Esse evento faz parte da tradicional “Série Concertos no Parque”, que nessa data integraas atividades do Savassi Festival 2012, resultado da parceria do evento com a FCS.

Savassi Festival: evento de rua

No dia 29 de julho (domingo), a região centro-sul será palco do momento mais aguardado do Festival 2012. Isso porque além dos shows que acontecerão na Praça da Liberdade, o Savassi Festival: evento de rua, terá início a partir das 14 horas, no coração da Savassi. Shows simultâneos e uma grande festa que vai unir música e solidariedade. Como nos anos anteriores, a entrada para os shows será trocada por dois quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados à AMAS (Associação Municipal de Serviço Social), que repassará para entidades carentes credenciadas.

Ari Hoenig
Quatro palcos serão montados ao ar livre nos quarteirões das ruas Alagoas, Antônio de Albuquerque e Sergipe: palco AeC, palco Instituto Unimed-BH, palco BUD Savassi e palco NET. Em cada um deles, grandes nomes do jazz nacional e internacional tornarão a maior festa de jazz ao ar livre do Brasil: Hermeto Pascoal, Shai Maestro, Ari Hoenig, Reteté Big Band, Mark Lambert & Orquestra Rádio Swing. Entre um show e outro haverá espaço para DJs que vão apresentar seus sets especialmente elaborados.

Cursos e workshops

Completam a programação do Savassi Festival cursos e workshops ministrados por artistas internacionais e nacionais, com o intuito de promover intercâmbio de conhecimento e aprendizagem. Tanto os cursos quanto os workshops começam no dia 18 de julho e se estendem durante todo o evento, terminando no dia 30 de julho.

Os interessados poderão encontrar variados temas, além do jazz, como vocal para cantores, regulagem básica de instrumento de cordas e improvisação. Para os mais interessados em se aprofundar nas composições de Kenny Werner, em parceria com a Fundação de Educação Artística, o Savassi Festival irá realizar um curso sobre o compositor com duração de cinco dias. No último dia do curso, o próprio Kenny Werner estará presente.

Exposições

Duas exposições fazem parte do Savassi Festival 2012, ambas vem para contar a história dos dez anos de festival de maneiras distintas. A exposição “Cartazes do Savassi Festival”, sediada no Café com Letras desde o abril de 2012, mostra todas as artes gráficas do evento desde a primeira edição. Embaixo de cada uma delas, os pequenos textos esclarecem ao visitante as novidades que aconteceram em cada ano.

A outra exposição acontecerá em julho no Pátio Savassi, entre os dias 12 e 28 de julho. Intitulada de “Fotografe o Jazz: uma retrospectiva do Savassi Festival”, será composta por fotos de todos os selecionados do concurso “Fotografe o Jazz”, que escolhe fotos registradas do Savassi Festival há seis anos. Os visitantes que passarem pelo mall poderão conhecer um pouco da história do festival por meio das fotos que estarão instaladas em painéis.

Concursos

Contracuarteto
Tendo como um dos objetivos abraçar as diferentes manifestações artísticas, o Savassi Festival promove concursos culturais que incentivam a participação do público e instigam a criação artística. Como já é tradição, o Festival apresentou os Novos Talentos do Jazz, onde no qual as bandas Contracuarteto (Santiago, Chile) e Reteté Big Band (São Paulo) foram selecionadas para mostrarem seus trabalhos.

Com o intuito de apoiar e divulgar jovens músicos, o Savassi Festival, em parceria com a Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou o concurso Palco UFMG, exclusivo para alunos da escola. Os selecionados vão apresentar dos dias 23 a 26 de julho no Palco UFMG (Conservatório de Música da UFMG) os seus trabalhos inspirados no jazz, na música instrumental, na brasileira e seus hibridismos.

Outro concurso é o Jazzy, no qual DJs apresentam um set que dialoga com o jazz e a música instrumental, e que será tocado nos intervalos dos shows que acontecerão na rua Antonio de Albuquerque. Este ano, os DJs que vão discotecar são Bené Ramalho, Braz Mitchel, Maurinho, Naroca, Nest, Ras Fael e Saravah Rosa.

Além de música, haverá espaço para a fotografia com o concurso Fotografe o Jazz, que escolhe fotos feitas pelo público durante o evento. As fotos inscritas serão selecionadas por uma curadoria e depois ganharão uma exposição.

História do Savassi Festival

O primeiro palco do Savassi Festival foi timidamente montado em frente ao Café com Letras, situado no tradicional bairro Savassi, em Belo Horizonte. Na época, a produção do evento esperava cerca de 500 pessoas e surpreendeu-se com as mais de cinco mil que passaram naquele dia pela Rua Antônio de Albuquerque. Durante esses anos, o Festival cresceu e, ao mesmo tempo, tornou-se mais próximo da comunidade local, realizando lançamentos de CDs como parte da programação oficial, estabelecendo parcerias com instituições, produtoras, comerciantes e escolas de música, promovendo workshops em escolas públicas e recolhendo alimentos não perecíveis para a Associação Municipal de Serviço Social (AMAS).

Números do Savassi Festival 2012

85 shows, 22 palcos, 06 lançamentos de CDs, 09 workshops, 4 concursos, 2 exposições e estimativa de público de 35 mil pessoas.

A programação completa do Savassi Festival 2012 e outras informações poderão ser obtidas nos sites http://savassifestival.com.br ou pelo telefone (31) 2514-1510.

Savassi Festival 2012

Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio cultural é do Instituto Unimed-BH e da Embaixada de Israel. Conta com o patrocínio da AeC e ThyssenKrupp Fördertechnik Latino Americana e com a participação da Fundação Clóvis Salgado. A promoção exclusiva é da Rádio Inconfidência. O projeto parceiro é o BH Instrumental. O festival tem o apoio do Pátio Savassi, jornal O Tempo, Projeto Música no Museu da Pampulha, Fnac e Clube de Jazz.  A produção do evento é do Instituto Cidades Criativas, Ototoi, Mercado Moderno e Veredas Produções e realização do Café com Letras. O Savassi Festival é realizado por meio das leis de Incentivo à Cultura Municipal, Estadual e Federal. Realização do Ministério da Cultura  Governo Federal – “País rico é país sem pobreza”.

 Sobre a NET Serviços

A NET Serviços é a maior empresa de serviços de telecomunicações e entretenimento via cabo da América Latina. Presente em mais de 100 cidades, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Manaus, Brasília e Goiânia, oferece serviços de TV por assinatura, internet banda larga e voz de forma verdadeiramente convergente, por meio de um único cabo.

Os responsáveis pelo Savassi Festival 2012


CAFÉ COM LETRAS
Iniciou suas atividades em maio de 1996 e é uma casa pioneira em Belo Horizonte no ramo de cafés. Conta com uma livraria com cinco mil títulos, um ciberespaço e cardápio gostoso, sofisticado e variado. Tem uma programação cultural expressiva: além de realizar exposições de arte e lançamentos de livros, suas atividades musicais incluem jazz ao vivo e música mecânica com os melhores DJs da cidade, apresenta projetos multimídia e muitos outros. Já foi premiado diversas vezes como o melhor café da cidade.

INSTITUTO CIDADES CRIATIVAS
Instituição sem fins lucrativos dedica-se ao desenvolvimento do espaço público através da realização de eventos culturais. Promoveu inúmeros projetos culturais, dentre os quais os festivais de jazz On The Jazz (2000), Jazz com Todas as Letras (2002), Savassi Festival (2003-2011), Mostras de Design (2005-2008), além do Festival de Inverno da Savassi (2006-2007).

Assessoria de Imprensa: CL Assessoria em Comunicação: 
Christina Lima /christina@christinalima.com.br
Raquel Moreno /raquel@christinalima.com.br



Jazz for Lovers
Share on :

0 comentários/comente ...:

 
© Copyright JazzMan! 2011 - Some rights reserved | Powered by Blogger.com.
Template Design by Herdiansyah Hamzah | Published by Borneo Templates and Theme4all